Empresas que precisam realizar viagens corporativas com frequência enfrentam dois tipos de problemas. O primeiro deles é o controle de processos internos, que devem ser rigorosamente monitorados e pautados em uma clara e objetiva política de viagens. O segundo, por outro lado, é de âmbito externo, sendo fruto das relações entre a organização e a empresa prestadora do serviços. A grande questão é que, na maioria dos casos, monitorar fornecedores é muito mais difícil do que elaborar processos internos, certo? Na verdade, não precisa ser bem assim.
Atualmente, muitas empresas de turismo que realmente se comprometem com os seus clientes têm oferecido garantias para o cumprimento dos termos e serviços prometidos. Dessa forma, a empresa poderá focar mais na elaboração das suas próprias políticas internas, tornando todo o processo para viagens corporativas mais produtivo. Uma dessas garantias é o Service Level Agreement (SLA), que funciona como um vínculo de compromisso entre as duas empresas.
Confira como o SLA pode auxiliar nos processos de gestão das viagens da sua empresa:
O que é o SLA?
Primeiramente, precisamos esclarecer o que é e como funciona o SLA, que, em português, pode ser traduzido como ANS (Acordo de Nível de Serviço). Esse é um item que pode estar presente nos contratos estabelecidos com qualquer tipo de organização prestadora de serviços, pois estipula metas, prazos e delimita exatamente como se dará todo o relacionamento entre fornecedor e cliente.
Na maioria dos casos, o descumprimento de qualquer um dos tópicos abordados no SLA pode gerar multas para ambas as partes, principalmente nos casos de descumprimento da relação contratual. É importante esclarecer, ainda, que o SLA precisa ser renovado constantemente entre as duas empresas, já que, evidentemente, novas necessidades podem surgir e o cenário pode mudar totalmente entre dois exercícios sociais distintos. Isso significa que, mesmo que sua empresa venha a contratar novamente a mesma prestadora de serviços em viagens futuras, o contrato deve ser revisto.
Como o SLA auxilia nos processos?
O primeiro benefício trazido pelo SLA, em termos de processos internos e externos, é o fato de que tanto o contratante quanto o contratado terão total clareza acerca dos seus deveres e direitos, o que proporciona uma segurança jurídica e operacional de todos os serviços. Além disso, o monitoramento poderá ser facilitado, pois ambas as empresas saberão exatamente quais são os pontos a serem observados durante a relação contratual, trazendo mais tranquilidade para as viagens com a sua equipe.
Hoje existem, inclusive, alguns softwares destinados especificamente para o monitoramento do SLA, o que proporciona ainda mais qualidade nos processos. Vale lembrar ainda que, ao estipular metas de atendimento, todos podem descobrir caminhos para a melhoria dos processos, pois a identificação de erros será facilitada.
Por fim, fique atento, pois, apesar de o SLA ser uma prática indispensável, ninguém quer receber receitas de multas, mas sim serviços. Por isso, procure sempre por empresas de confiança, que possam garantir o cumprimento do SLA a cada viagem corporativa e, dessa forma, a melhoria de todos os seus serviços, políticas e processos internos.
Você estabelece SLAs com as prestadoras de serviços durante as viagens corporativas da sua empresa? Ficou com alguma dúvida? Compartilhe conosco nos comentários e continue acompanhando o nosso blog!
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